quinta-feira, julho 14, 2005

Leonardo e a Mona Lisa


«Mona Lisa» 1505

Um dos quadros mais famosos do mundo deve-se a este homem das ciências e das artes. A «Mona Lisa» é provavelmente o retrato de Madona Lisa Gherardini, mulher do rico cidadão de Veneza Francesco del Giocondo que o encomendou ao pintor. Daí o quadro também ser chamado «A Gioconda». Desconfia-se, no entanto, que Leonardo tenha de facto começado a pintura como um retrato da mulher do nobre, mas que depois a tenha tornado na imagem da ideia que o pintor fazia da beleza perfeita.
Como já foi referido Leonardo sentia-se interessado por muitas áreas do saber e pela sua inter-relação. Deste modo, Leonardo da Vinci utilizou inúmeros conceitos matemáticos na pintura, em projectos de arquitectura e em diversas invenções.


No quadro Mona Lisa pode-se observar a proporção áurea em várias situações. Por exemplo, se construirmos um rectângulo em torno de seu rosto, veremos que este é um rectângulo de ouro. Podemos também subdividir este rectângulo usando a linha dos olhos para traçar uma recta horizontal e temos novamente a razão de ouro. Podemos continuar a explorar esta proporção em várias outras partes do corpo. As próprias dimensões do quadro formam igualmente um rectângulo áureo.

1 Comments:

At 10:03 da manhã, Blogger PeterPan said...

Realmente Leonardo Da Vinci, era um pintor nato, com uma perspicácia para pintura incrível, não só o quadro da " Mona Lisa " temos por exemplo o quadro " Madona del fusi ", " A Última Ceia " , “O baptismo de Cristo “ e muitos deles mais e verificamos que nas obras dele, ele é muito minucioso e quase que perfeito se não perfeito e em todas a técnicas que ele naquela altura já tinha desenvolvido na pintura renascentistas.

 

Enviar um comentário

<< Home